domingo, 6 de fevereiro de 2011

A Saúde do Bailarino – Como ter uma alimentação saudável sem fazer dieta!

dieta_bailarina
Em qualquer conversa de bailarina, sempre ouvimos a temida palavra “dieta”. Muitas bailarinas iniciam a sua dança muito jovens. Quando começam a crescer e virar mulheres,muitas vezes a preocupação com o peso é uma das questões que começam a ser discutidas. É muito importante manter seu corpo saudável. A dieta não vai fazer os quilinhos a mais irem embora! Temos que ter atitudes sensatas e saudáveis, em vez de agir com obsessão. É muito fácil entrar no ciclo da dieta com obsessão. Isso conduz a nada mais do que uma variedade de problemas alimentares. Precisamos de alimentos para os nossos corpos para o desempenho máximo, e não a máxima magreza! Nós temos que pensar na nossa nutrição, em nossa reeducação alimentar em vez de fazer dieta.
Um corpo que está desnutrido, ou com problemas alimentares, é um corpo que pode não atender as exigências da dança. Fazer dieta é especialmente perigoso e contraproducente, que leva o seu metabolismo a ficar mais lento, que por sua vez provoca o aumento de peso. Quando o corpo está faminto, o metabolismo desacelera e ele vai para um modo de pânico. Este pânico é um modo natural do mecanismo de defesa que leva o corpo a ter gordura para reservas energéticas. Então passar fome só fará você ganhar peso.
Mude a sua mentalidade quando se tratar de comer. Você está comendo combustível para o seu corpo, você tem que se alimentar exatamente com o que seu corpo precisa para funcionar, neste exigente caminho, e isso às vezes significa comer mais. Mas isso não significa mais pizza … Bailarinos precisam comer mais vezes, até 6 vezes por dia. Assim o seu metabolismo vai ficar mais rápido e você deve comer coisas saudáveis e nutritivas. Aqui está um exemplo de uma alimentação saudável de uma bailarina:
7:00 – Café da manhã: frutas, cereais e alimentos integrais.
10:00 - Uma banana e uma colher de chá de mel.
12:30 - Espinafre com uma pequena salada, grelhados, todas as carnes brancas como peito de frango, e passas cobertas com vinagrete (baixo teor de gordura).
3:00 – Uma taça de iogurte.
8:00 - Um pequeno filet de Salmão frito levemente na manteiga ou em azeite e cobertas com queijo parmesão ralado fresco, com uma salada e soja cozida.
E assim por diante de você quiser comer uma fruta antes de dormir, uma barra de cereal, cereais, etc…
O único líquido que uma bailarina deve beber, e beber em grande quantidade, é a água engarrafada. Temos de beber mais do que a média que uma pessoa que não faz atividade física, pois você transpira mais do que a média por pessoa. Tenha sempre uma garrafa de água ao seu lado durante as aulas. Beber antes e durante e, e após cada aula, para manter a reposição ao longo do dia. Claro que durante um lanche, uma refeição como pode colocar sucos e vitaminas, mas tratar isso como alimentação, sem deixar de lado a água.
Não importa o quanto você é tentado a fazer a dieta, o seu consumo alimentar e nutricional deve ser coerente. Comer saudável e comer o suficiente, o seu desempenho na dança depende dele. Trabalhamos de forma tão dura que os nossos corações podem ser prejudicados se não formos muito cuidadosos sobre nossa escolha de dieta. Um coração enfraquecido e mal alimentado pode levar à lesão e possível morte. Então, faça um favor a si mesmo e alimente o seu corpo diariamente, sem dietas

http://www.dicadedança.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário